São fantásticas as imagens de mães amamentando com um sorriso no rosto; mães que após 20 dias ter dado a luz já estão como o corpo em forma; mães que seguem a vida profissional como antes de ter dado a luz.
São apenas imagens. O que de real acontece é o nascimento de outra mulher que traz consigo as expectativas de ser mãe e a realidade do dia a dia de uma nova mulher.
Ninguém nega que é um momento de muita felicidade, de sonho e de realização, porém não se comenta o quanto a nova mulher se desconstrói e se constrói a cada momento com a chegada de sex filhx.
Há casos de depressão após parto que chegam a rejeitar o próprio bebê. Se você já passou por isso, ou está passando, não se envergonhe, é mais comum do que você pensa. Claro, é passageiro se você se cuidar é possível transformar esta relação no início difícil em uma relação mãe e bebê prazerosa. O que não podemos é esconder as verdades do que implica se constituir mãe. Não tenha medo de parecer para os outros que não é uma boa mãe.
É verdade também que para algumas mulheres é dolorido amamentar, porém se você tem como princípio os benefícios da amamentação, não desanime, logo passa a dor e de fato torna-se prazeroso e intensifica a relação mãe e bebê.
No início a mãe costuma sentir-se feia olhando para seu corpo, suas olheiras de quem dormiu pouco. Também passa! Tenha calma! Agora o tempo é de focar no estreitamento da relação mãe e bebê, de conhecer os sinais do corpo delx, das emoções delx. Uma vez que a mãe tenha esta sensibilidade de percepção das necessidades da criança, as coisas vão se acomodando e ela vai conseguindo organizar o dia com a possibilidade de se cuidar também.
Não existe tempo padrão. Cada bebê é um bebê, cada mãe é uma mãe.
O que não podemos é criar um romantismo frente a maternidade e achar que tudo são flores, porém, também não podemos criar medos potencializados. Como tudo o que é novo precisamos nos permitir sentir, estar disposta a se transformar e se adaptar. Aí sim a mulher se empodera como mãe e a vida segue; lembrando sempre que cada fase da criança serão sempre novos desafios e a constituição de novos aprendizados para a família.
Rosana Romano Elias Silveira
Pedagoga, Psicopedagoga, Gestora Escolar, Mestre em Educação, Coach